«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 29 de março de 2012

HOMENAGEM A MILLÔR FERNANDES (1923-2012)



Poeminha de Homenagem à Preguiça Universal

Que nada é impossível 
não é verdade;
 
todo o mundo faz nada
 
com facilidade
 

Poeminha da Insatisfação absoluta
O que me doí
É que quando está tudo acabado 
Pronto pronto 
Não há nada acabado 
Nem pronto pronto 
Pintou-me a casa toda 
Está tudo limpado 
O armário fechado 
A roupa arrumada 
Tudo belo, perfeito. 
E no mesmo instante 
Em que aperfeiçoamos a perfeição 
Uma lasca diminuta, ténue, microscópica, 
Não sei onde, 
Está começando 
Na pintura da casa 
E as traças, não sei onde, 
Estão batendo asas 
E a poeira, em geral, está caindo invisível, 
E a ferrugem está comendo não sei quê 
E não há jeito de parar. 

Millôr Fernandes, in "Pif-Paf"

segunda-feira, 26 de março de 2012

terça-feira, 20 de março de 2012

SACHER-MASOCH


Leopold von Sacher-Masoch (1836-1895), era oriundo de uma familia aristocrática, o pai tinha um alto cargo na administração do Império Austrohúngaro. Estudou Direito, História e Matemática. Profissionalmente deu aulas de História e depois dedicou-se ao jornalismo e à literatura.  O Legado de Caín, seria um projecto de escrita, para tratar dos grandes temas da vida: o amor, a propriedade, o Estado, a guerra, o trabalho e a morte. Masoch só completou o amor e a propriedade. A Vénus de Kazabaïka, foi a sua quinta obra sobre o amor e, provocou um grande escándalo e um grande éxito em França, pelas descrições, de apetites e desejos incomuns. Sacher-Masoch também era um participante de actos masoquistas. Morreu em 1885, de um ataque de coração e as suas últimas palabras, foram: "aimez moi".
Pode ler o livro, A Vénus de Kazabaïka, em:

 
Leopold Sacher Masoch, escritor, do qual derivou o conceito de masoquismo. Esta palavra aparece pela primeira vez, para definir certos comportamentos sexuais, em Psicopatia sexual (1886), de Kraft-Ebing.
Antes de Sacher-Masoch, nascer já existía o termo sadismo, derivação do nome do escritor e filósofo francês Donatien Alphonse François de Sade (Marquês de Sade) (1740-1814).
As fantasias ou actos sádicos podem envolver actividades que indicam o domínio do indivíduo sobre a vítima (por ex., forçar a vítima a rastejar ou mantê-la numa jaula). Os indivíduos podem também atar, vendar, dar palmadas, espancar, chicotear, beliscar, bater, queimar, administrar choques eléctricos, estuprar, cortar, esfaquear, estrangular, torturar e mutilar. Em situações extremas, especialmente quando associadas a casos graves de Transtorno da Personalidade Anti-Social, os indivíduos podem chegar a matar as suas vítimas.
Sadismo e masoquismo são considerados parafilias Uma parafilia (do grego παρά, para, "fora de",e φιλία, philia, "amor") é um padrão de comportamento sexual no qual, em geral, a fonte predominante de prazer não se encontra na cópula, mas em alguma outra actividade. Em determinadas situações, o comportamento sexual parafílico pode ser considerado perversão ou anormalidade.

domingo, 18 de março de 2012

IONESCO


"O facto de sermos habitados por uma nostalgia incompreensível seria mesmo assim o sinal de que existe um além."

"Não é a resposta que nos ilumina, mas sim a pergunta."