«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

SINCLAIR LEWIS (1885-1951)


Harry Sinclair Lewis, foi o primeiro escritor americano a ganhar o Prémio Nobel, em 1930. Os seus romances são uma sátira à burguesia e às suas inquietações económicas e religiosas.
Sinclair Lewis era filho de um médico rural. Com a morte da mãe em 1891, o pai voltou a casar. Desde muito jovem, que se apaixonou pela leitura e começou a escrever um diário. Quando obteve um título universitário, dedicou-se a viajar, para conhecer o seu país, alternando a escrita de poemas e relatos curtos, com trabalhos ocasionais.
O primeiro livro que publicou, foi com o pseudónimo de Tom Graham, "Hike and the Aeroplane". Os seus primeiros livros não tiveram grande sucesso, mas presentemente são considerados de grande qualidade. O primeiro romance que teve êxito foi, "Calle Mayor". Com ironia descreve os vícios e limitações da vida quotidiana de uma pequena cidade dos Estados Unidos. O romance teve bastante êxito e serviu de publicidade para, "Babbitt", que está considerado por muitos críticos, como o seu melhor romance. O retrato satírico de um homem de negócios da classe média, serviu inclusivamente para dar o nome de babbitt, a um tipo de pessoas. "O Doutor Arrowsmith" (Prémio Pulitzer-1926), teve a colaboração de Paul De Kruif. Este romance foi adaptado ao cinema por John Ford. Em 1930, ganhou o Prémio Nobel de Literatura, "...
por sua vigorosa e plástica técnica posta ao serviço da descrição, e por sua habilidade na construção amena e inteligente de novos tipos e caracteres".
Casou e divorciou-se duas vezes e teve dois filhos. Sinclair Lewis morreu em 1951 em Roma, mas está enterrado na sua cidade natal.

Sem comentários: