«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

RUDYARD KIPLING (1865-1936)


Joseph Rudyard Kipling, nasceu em Bombaim e morreu em Londres.
[Um escritor britânico de que já li muitas citações e artigos, mas do qual nunca li nenhum livro. Na minha pesquisa sobre escritores, que ganharam o Prémio Nobel, não vou deixar de o citar, embora não seja conhecedora da sua obra.
Claro que há nomeados, cujo nome não me diz absolutamente nada e esses obviamente que não vou referir.]

Kipling é considerado o maior "inovador na arte do conto curto", os seus livros para crianças são clássicos da literatura infantil; e o seu melhor trabalho dá mostras de um talento narrativo versátil e brilhante.
Foi um dos escritores mais populares da Inglaterra, em prosa e poema, no final do século XIX e início do XX. Em 1907, foi laureado com o Prémio Nobel de Literatura, tornando-se o primeiro autor de língua inglesa a receber esse prémio e, até hoje, o mais jovem a recebê-lo. Entre outras distinções, foi sondado em diversas ocasiões para receber a Láurea de Poeta Britânico e um título de Cavalheiro, que rejeitou.
Kipling nasceu em Bombaim, na Índia britânica, filho de Alice Kipling e John Lockwood Kipling. A mãe tornou-se conhecida pela sua vida social, o pai era escultor e designer de cerâmica, foi o director e professor de escultura arquitetónica na recém-fundada Sir Jamsetjee Escola de Arte e Indústria em Bombaim.
De acordo com Bernice M. Murphy::
"Os pais de Kipling consideravam-se 'anglo-indianos' (termo usado no século 19 por cidadãos britânicos residentes na Índia) como também ele próprio o faria, embora ele tenha vivido a maior parte de sua vida no exterior. Questões complexas de identidade e lealdade nacional foram aspectos proeminentes na sua ficção».
Os dias de Kipling de "intensa luz e escuridão" em Bombaim, terminariam quando ele fez 7 anos. Como era costume na Índia britânica, ele e a sua irmã de três anos, Alice, seriam mandados para a Inglaterra, onde deles cuidariam um casal que recebia filhos de compatriotas britânicos vivendo na Índia. Viveram com esse casal durante seis anos.. Em sua autobiografia, Kipling lembraria aquele tempo com horror.
James Joyce considerou Tolstói, Kipling e D'Annunzio, como os "três escritores do século 19 de maior talento natural".

FRASES DE KIPLING:

Tenho seis regras que me ensinaram tudo o que sei: O quê?, Porquê?, Quando?, Como?, Onde?, e Quem?
A mulher mais idiota pode dominar um sábio. Mas é preciso uma mulher extremamente sábia para dominar um idiota.
Os princípios são os princípios, nem que o sangue tenha de correr pelas ruas!
As palavras são a mais poderosa droga utilizada pela humanidade.
Nunca cometi um erro na minha vida, pelo menos um que eu próprio, mais tarde, não pudesse explicar.
Se puderes enfrentar o Triunfo e o Desastre / E tratar esses dois impostores do mesmo modo....
Não há prazer comparável ao de encontrar um velho amigo, a não ser o de fazer um novo.
Nenhum homem tem o dever de ser rico ou grande ou sábio: mas todos têm o dever de serem honrados.

Sem comentários: