«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

PALMA DE MAIORCA






Palma é uma cidade espanhola, capital da comunidade Autónoma das Ilhas Baleares. Encontra-se na ilha de Mallorca e é a maior cidade do arquipélago.

HISTÓRIA
Primitivamente existiría uma povoação talayótica. Em 123 a. C. foi invadida pelos romanos. Posteriormente, foi ocupada por vándalos e bizantinos. Mais tarde, em 903, foi conquistada pelo general árabe Isam al-Jawlani, que contava com a aprovação do emir de Córdoba, Abd Allah. Chamaram à cidade Medina Mayurqa. Dos árabes conservam-se vestigios monumentais, como o Palacio Real de La Almudaina, os banhos árabes e a cidade árabe enterrada debaixo da cidade actual.
Em 1229, foi conquistada por Jaime I de Aragão. A sua situação geográfica era priveligiada e permitia o comercio com Magreb, os estados italianos e os dominíos do Gran Turco, que motivaram uma idade de ouro, para a cidade. Em principios do séc. XVI, a peste, as rebeliões e os ataques dos piratas, reduziram a sua actividade económica e a cidade entrou em declínio, que se arrastou até ao séc. XVII.
No séc. XVIII, Felipe V, devido à Guerra de Sucessão Espanhola, modificou o regime do governo, tranformando Palma, na capital da nova provincia das Baleares e Carlos III, com a liberalização do comérdio com as Índias, conduziu Maillorca a um crescimento da sua actividade comercial e portuária.
A ocupação francesa da Argélia no séc. XIX, acabou com o perigo da pirataria magrebina e a cidade expandiu-se económicamente e demográficamente. Na segunda metade do séc. XX apareceu o turismo, que motivou muitas mudanças, transformando a ilha num centro de actracção turística.

Sem comentários: