«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

OITO E MEIO



Fellini 8 ½ é um dos mais conhecidos filmes do realizador italiano Federico Fellini. Na Opinião de alguns críticos é uma obra-prima ímpar do cinema mundial . O filme foi filmado a preto e branco, por Gianni di Venanzo e a banda sonora é do compositor Nino Rota, que vai estar presente em muitas dos seus filmes.

ARGUMENTO: O famoso director Guido Anselmi, atravessa uma profunda crise de inspiração e vai para umas termas para relaxar. Não consegue encontrar a tranquilidade, com as muitas pessoas passadas e presentes que surgem no seu pensamento e também com os que o procuram, para saber em que ponto está o seu trabalho de elaboração do novo filme. Quando está só, é invadido por recordações de infância, por sonhos fantásticos e obscuras imagens, as mulheres que encontrou e perdeu, até que chega Cláudia a musa da sua vida e a sua amante Carla, que ainda lhe trás mais inquietação, do que a serenidade que tanto precisava. Não pode escapar aos técnicos e principalmente ao produtor. Fica em pânico e quer fugir. Quando tudo parecia perdido, as visões que o atormentavam adquirem luminosidade: nelas está a chave do novo filme. Todos os fantasmas da sua consciência, fazem um mosaico cheio de verdade e beleza e renasce o prazer pela vida. O fim do filme é toda essa gente que desfila numa marcha circense e será o início do novo filme que vai fazer.
É uma película em parte autobiográfica, Marcello Mastroianni, representará em muitos dos seus filmes o próprio Fellini.
Ultrapassar a crise criativa e existencial, enfrentar as expectativas que os outros têm sobre si e também a sua crise afectiva, a sua mulher só poderá viver com ele, aceitando-o como ele é. Fellini encontra no fim uma solução excepcional e inesperada para todas estas crises. O final é fruto da grande genialidade criativa de Fellini.
Fellini tinha realizado 7 películas e um episódio na obra colectiva Boccaccio 70, que considerou meio, daí este filme ter-se chamado 8 ½.
Com este filme obteve o Óscar para melhor filme estrangeiro em 1963 e ganhou também o Prémio do Festival de Cinema de Moscovo.
[NO PRIMEIRO DIA DO ANO, COM UM DIA DE MUITA CHUVA, UM FILME QUE REVI]

Sem comentários: