«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 24 de janeiro de 2009

JOHN GALSWORTHY (1867-1933)


Romancista e dramaturgo inglês.
Estudou em Harrow e em Oxford e doutorou-se em Direito, mas logo começou a escrever, possivelmente devido à sua amizade com Joseph Conrad.
Com o pseudónimo de John Sinjohn, publicou algumas obras, a primeira foi, Jocelyn, seguindo-se a sua primeira obra teatral, The Silver Box e de seguida de A Man of Property, com a mesma iniciou a famosa série da «Família Forsyte». Nesta série mostra um conjunto de situações de uma família da classe média alta inglesa, tanto na época vitoriana, como na moderna. Ampliou este ciclo narrativo com outros romances e relatos curtos com os mesmos temas, destacando-se: The White Monkey, The Silver Spoon e Swan Song.
Instalado em Sussex, Galsworthy escreveu muitas obras teatrais e romances, confirmando-se como um dos escritores mais prolifícuos do seu tempo. Entre suas obras de teatro estão: Justice, The Skin Game e Old English. Entre os seus romances: além de «A Família Forsyte, destaca-se: The Patrician, The Dark Flower, The Freelands e Saint's Progress. Em 1932 ganhou o Prémio Nobel de Literatura, em reconhecimento da sua grande força descritiva
«A Família Forsyte» é com certeza a sua obra mais conhecida, devido à sua adaptação a série pela BBC, que teve bastante êxito.

Sem comentários: