«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ESTRANHO CASO DE BENJAMIM BUTTON

REALIZAÇÃO: DAVID FINCHER
INTERPRETAÇÃO: BRAD PITT, CATE BLANCHETT, TILDA SWINTON

O «Estranho Caso de Benjamim Button», tem quase três horas de duração e o filme é sustentado basicamente por um romance dramático, não tem efeitos especiais, nem estrondosas lutas e batalhas. É necessário ter pessoas muito competentes, para fazer com que a história seja contada de maneira suficientemente interessante, para prender a atenção do espectador durante tanto tempo. O filme conta a história de Benjamin Button (Brad Pitt), um rapaz que tem uma anomalia, porque nasce velho e vai rejuvenescendo gradualmente. Nessa odisseia, Benjamin tem que lidar com o facto de perder aqueles que ama e viver um conturbado romance com , Daisy (Cate Blanchett), que se mostra inicialmente ainda imatura para viver essa relação, mas que vai se desenvolvendo. A beleza na construção da história é de uma grande simplicidade . A eficácia do diálogo e os pequenos momentos são o que realmente nos levam a comovermos-nos. Será completamente justa a conquista de Pitt da estatueta dourada. David Fincher, fez o seu terceiro trabalho em parceria com o actor. Cate Blanchett mais uma vez está extraordinária. Ela mostra-se competente, em cada um dos mais adversos papeis que faz. Ela e Pitt têm uma química explicita. Tilda Swinton, vem crescendo cada vez mais na indústria e dá todo o seu toque especial e subtil na sua participação. Um aspecto importantíssimo do filme é justamente David Fincher. O cineasta reafirma-se um dos nomes mais ilustres do cinema actual e fez provavelmente o filme do ano. O cuidado que tem na direcção dos actores, na escolha de ângulos e no ritmo do filme, não podem ser ignorados de forma alguma. Relativamente à estético, aos enquadramentos, à iluminação meticulosamente utilizada, Fincher e sua brilhante equipe de fotografia, criaram momentos belíssimos e mágicos, como por exemplo: um simples pôr-do-sol, que se transforma num bálsamo para os olhos. Relativamente aos aspectos técnicos, devo citar a sensacional maquiagem do filme, que tem todas as possibilidades de arrebatar o Óscar. A beleza dos rostos envelhecidos e rejuvenescidos de Pitt e Blanchett, é realmente espantosa. Também merece ser citada a banda sonora, que simplesmente serve para acompanhar os momentos do filme. O filme de facto está com um grande equilíbrio.

A complexidade do filme está justamente na sua subtileza, em tratar a vida de uma forma não vista anteriormente, e por gerar implicitamente questionamentos sobre vida, morte, destino, trajectória e maturidade.

Sem comentários: