«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

DIMITRI SHOSTAKOVICH (1906-1975)


Compositor russo, a sua Sinfonia nº. 1, foi a sua prova de formação. E foi um sucesso internacional. Ser compositor, não era fácil na época, pois os dirigentes soviéticos consideravam o experimentalismo e o modernismo hostis aos interesses da classe trabalhadora. A música tinha que ter temas populares, com harmonias que todos pudessem compreender, e conter a glorificação do espírito e das realizações revolucionárias.Admirador do modernismo de compositores como Milhaud e Prokofiev, estabeleceu uma ligação entre o estilo parisiense e o jazzístico das suas obras, com motivos soviéticos, realizando trabalhos que eram ao mesmo tempo tolerados pelas autoridades e gratificantes para ele. Mas ópera Lady Macbeth at Mtensk, não agradou Estáline (achou a música dissonante) e Shostokpvich caíu em desgraça. Mais tarde, apesar de ter dado à Sinfonia nº 5 o subtítulo "Reacção Construtiva de um Artista Soviético às Merecidas Críticas que Recebeu", e de ter composto cantatas patrióticas e música para filmes heróicos, melhorou a sua posição, mas a sua aceitação nunca mais foi a mesma. A sua música oscila entre o inspirado e o trivial. Escreveu muitas obras por encomenda, a maioria delas medíocre. Entretanto, ao mesmo tempo, produziu sinfonias, concertos e quartetos de cordas da mais alta qualidade. Suas quinze sinfonias e seus quinze quartetos estão entre as melhores obras do século XX.
A Sinfonia N° 5 é a sua obra mais popular. Recebeu inúmeras gravações e é apresentada em todo o mundo. O público costuma torcer o nariz, para obras mais modernas, mas nesta sinfonia o compositor retorna no tempo, para compor uma grande sinfonia ao estilo do século XIX. É em ré menor e possui quatro movimentos, tendo bem no meio um scherzo (o Alegretto). Mesmo para os melómanos, é uma obra bem aceite, revelando uma obra sonhadora e subtil. É uma homenagem ao glorioso passado sinfónico do século anterior. A abertura e a coda do último movimento (Allegro non troppo) costuma aparecer, com boa frequência, em programas de rádio.
AS MINHAS OBRAS PREFERIDAS:
Das 15 sinfonias, destaco especialmente: a Sinfonia nº 7 em Dó, Opus 60, "Leninegrado" e a Sinfonia nº 10, a sua mais bela criação; os 15 Quartetos de cordas e o Quinteto com piano.

Sem comentários: