«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 4 de janeiro de 2009

BORIS LEONIDOVITCH PASTERNAK (1890-1960)


(Борис Леонидович Пастернак), poeta e romancista russo.
Filho de um professor de pintura e de uma pianista, teve uma juventude numa atmosfera cosmopolita. Estudou Filosofia na Alemanha e retornou a Moscovo em 1914, ano em que publicou sua primeira colecção de poesias.
Durante a Primeira Guerra Mundial, ensinou e trabalhou em uma usina química dos Urais, o que lhe deu matéria para a sua famosa saga, Doutor Jivago, anos mais tarde. Pasternak caiu em desgraça das autoridades soviéticas durante os anos de 1930; acusado de subjectivismo, conseguiu, no entanto, não ser enviado para um Gulag.
Foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura em 1958, mas não foi autorizado a recebê-lo, por razões políticas.
Na Rússia é mais conhecido como poeta do que romancista, devido ao romance o Dr. Jivago, não ter feito muito sucesso, na antiga União Soviética, por motivos políticos.
Os originais do livro foram contrabandeados para fora da "Cortina de Ferro" e editados na Itália, tornando-se rapidamente num verdadeiro best-seller, fazendo com que Pasternak fosse o vencedor do Prêmio Nobel .
A proibição da publicação de Dr. Jivago, dentro da União Soviética vigorou até 1989, quando a política de abertura de Mikhail Gorbatchev, então líder da URSS, autorizou a publicação da obra.
Em 1965, Doutor Jivago foi adaptado ao cinema, com Omar Shariff, no papel principal. O filme ficou famoso também por sua banda sonora, Theme´s Lara. [RECORDAÇÃO MUITO MARCANTE EM MIM POR LIGAÇÃO A UMA PESSOA, A QUE LHE PRESTO AQUI A MINHA HOMENAGEM]
Pasternak não viveu para ver seu livro adaptado para as telas. Ele morreu em 1960.

Sem comentários: