«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 31 de maio de 2008

ESCOLHA DE LÍDER PARA O PSD






Com o PSD muito dividido, quem ganhou a liderança foi Manuela Ferreira Leite, primeira mulher em Portugal a liderar um partido. Veremos o que vai acontecer!?...
Passos Coelho poderá ter futuro!...
Santana Lopes devia ter juízo!

MAURICE CHEVALIER



Lembrança de uma pessoa extraordinária para mim, que já não está aqui, anda por todo o lado comigo e que apreciava bastante Chevalier, até tinha mesmo algumas semelhanças físicas.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

FILME, DEATH IN VENICE DE VISCONTTI - ADAGIETTO DA SINFONIA Nº.5 DE MAHLER (MÚSICA SUBLIME)

TOCATA E FUGA DE BACH (FORMIDÁVEL)

HUNGARIAN DANCE Nº.5 DE BRAHMS - TOCADA PELO GRANDE VIOLINISTA YEHUDI MENUHIN

SALVAR CRIANÇAS DOS QUE A VÃO SALVAR - Editorial de José Manuel Fernandes - PÚBLICO

Eu sou bastante descrente das pessoas, mas por vezes leio certas coisas que me surpreeendem bastante e a descrença ainda se acentua mais.
Segundo um estudo da organização britânica SAVE THE CHILDREN, são muito sombrias as intervenções humanitárias. Já se sabia que os soldados azuis da Nações Unidas, enviados em missões de paz, cometiam abusos: violência gratuíta, roubos, contrabando e abuso sexual. Agora esse estudo revela que as próprias ONG, fazem o mesmo! É referido que na guerra há muitas crianças órfãos e esfomeadas e por uma malga de arroz, só para sobreviver num dia, fazem qualquer favor sexual. Quanto a compensações financeiras, os soldados azuis são bem pagos e até mesmo o altruísmo e o huminatarismo das ONG tem a sua compensação monetária, embora seja um segredo mal guardado, pode não ser regra, mas é corrente!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

BARCELONA - FREDDIE MERCURY/MONTSERRAT CABALLÉ

MOONLIGHT SONATA - BEETHOVEN

SIDDARTHA


O escritor alemão HERMAN HESSE, escreveu o livro SIDDARTHA. Este livro defendia a filosofia da busca da plenitude espiritual, atingindo estados de alma em que a mente se encontra absolutamente completa e plena.



Num mundo de tantos excessos ser simples é enriquecer-se!

O desejo é uma causa de sofrimento, dado que se nada se desejar, de nada teremos que esperar. E se nada esperar-mos, nunca padeceremos por aquilo que não obtivermos.

ADAGIO IN G MAIOR - ALBINONI



Quanta tristeza, um crescento, que esta música reproduz bem!

UMA HOMENAGEM AO GRANDE JOÃO VILLARET E AO FADO

terça-feira, 27 de maio de 2008

ÁFRICA, MINHA

A MINHA GATINHA



Eu sei que há gatos muito bonitos, mas desculpem, a minha gatinha é a mais bonita...

CANNES - 2008

Desde 1987, quando Maurice Pialat, ganhou a Palma de Ouro, que a França não ganhou mais o prémio em Cannes. Finalmente este ano, ganhou com o filme, ENTRE LES MURS, do realizador Laurent Cantet.


PHOENIX

PHOENIX, chegou a Marte, com o maior dos êxitos, vamos poder saber algumas coisas deste planeta. Custo: 266 Milhões de Euros!
Sou a favor da ciência, tecnologia e conhecimento, mas...a crise é mundial!... Às vezes como se fosse uma criança, gostava que me explicassem bem certas coisas!...
----------------------------------------------------------------------------------------------
POR ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS:
PHOENIX ou FÉNIX, é um pássaro da mitologia grega, que quando morria entrava em auto-combustão e depois renascia das próprias cinzas. Era uma representação do sol, que morre em chamas e nasce cada manhã. Símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.

MORREU SYDNEY POLLACK (1934-2008)

POLACK dizia: eu nunca fui aquilo a que se chama um grande cineasta.
Realizou 21 filmes, actuou em 30 filmes e foi produtor de 44 filmes.
Ganhou 7 óscares.
Lembro alguns dos seus filmes e com certeza esqueço de outros:
ÁFRICA, MINHA (um dos meus filmes preferidos, que de vez enquanto vejo e já não sei quantas vezes); TOOTSIE, OS TRÊS DIAS DO CONDOR; YAKUZA, O INTÉRPRETE, SABRINA, A FIRMA, HAVANA, OS CAVALOS TAMBÉM SE ABATEM.

domingo, 25 de maio de 2008

ÓPERA «TOSCA» DE PUCINNI- ÁRIA «E LUCEVAN LE STELLE », CANTADA POR PLACIDO DOMINGO(QUE FAZ ARREPIAR)

CABARET - LIZA MINNELLI (UM GRANDE MUSICAL)

ELVIS PRESLEY (1935 - 1977)

Eu adorava Elvis, gostava de ouvir e dançar as suas canções. Teve um êxito fulgurante e conquistou o mundo, como REI DO ROCK. Os especialistas dizem que ele tinha um timbre de voz único. Morreu com 42 anos de um colapso fulminante, a sua saúde já se vinha deteriorando, com problemas no cólon e no fígado, era um viciado em drogas e medicamentos.

VÍDEO MOSTRANDO ALGUMAS DAS SUAS FACETAS, TENDO POR FUNDO A CANÇÃO «ARE YOU LONE SOME TONIGHT.


VIDEO DO ÚLTIMO ESPECTÁCULO QUE FEZ EM JUNHO DE 1977, MORREU ESSE ANO EM AGOSTO. AQUI JÁ É BEM VISÍVEL A SUA DEGRADAÇÃO, ATÉ SE ESQUECE DA LETRA DA CANÇÃO. É REALMENTE UM ESPECTÁCULO DEPRIMENTE.

PÁSSAROS



É PRIMAVERA (será?) e no Parque ouve-se as cantorias dos pássaros, andorinhas, melros, pardais e outros que não consigo identificar! Tenho pena deles por este frio e esta chuva, que está a ser tónica desta estação!

sábado, 24 de maio de 2008

MAURICE RAVEL

ASSISTI A UM CONCERTO SÓ COM MÚSICA DESTE COMPOSITOR, DO PROGRAMA CONSTAVA:

ALBORADA DEL GRACIOSO
CONCERTO PARA PIANO E ORQUESTRA (O PIANISTA FOI ANTÓNIO ROSADO)
BOLERO

Não conhecia este Concerto para piano e orquestra, mas encontrei-o no youtube, tendo como pianista e regente de orquestra Leonard Bernstein.
1ª. MOVIMENTO

2º, MOVIMENTO

3º. MOVIMENTO

quinta-feira, 22 de maio de 2008

BRINCOS DE PRINCESA


Hoje o tempo está para nostalgias. Quando eu era miúda existiam estas flores no meu jardim, obviamente que eu e aminha amiga das brincadeiras, usavamos estas flores como brincos. Que será feito da Flora que nunca mais a vi!?...

UM DIA DE CHUVA...



quarta-feira, 21 de maio de 2008

OS COMBUSTÍVEIS UPA...UPA...

Não é só o problema do «pópó». O aumento dos combustíveis vai motivar o aumento de tudo! Talvez tenha chegado a hora do Governo, diminuir os impostos sobre os combustíveis, que com as contas tão transparentes do Governo, nem se sabe para onde vão! Talvez não seja difícil advinhar, já que num país onde há muita pobreza, há sinais também de muita riqueza, não excluindo os políticos e o dinheiro astronómico que gasta o Governo em privilégios especiais!

PINGUINS

Aqui está um animal elegante, simpático e cheio de «charme» (sempre vestido a rigor). QUE DISPARATE!?...GOSTO DE PUNGUINS, PRONTO!

PARQUE DA CIDADE

Hoje no Parque da Cidade, havia um grande movimento de jovens, não sei o que realemnte se passava! Sendo já há uns anos o ensino misto, fiquei admirada de nos vários grupos que vi, as meninas andarem com as meninas e os meninos andarem com os meninos!!!!
Continuo a fazer as minhas caminhadas matinais no Parque da Cidade, a admirar todo aquele verde, a ouvir o canto de tantos pássaros e a ver as tropelias dos meus amigos patos.

domingo, 18 de maio de 2008

BELISSIMO TEMA DE JOHN WILLIAMS PARA O FILME SCHINDLER'S LIST - DE SPIELBERG

MORREU ZÉLIA GATTAI

Não quero transformar o meu blogue numa secção de necrologia, mas às vezes é quando chega a morte, que fazemos uma retrospecção e analisamos o que essa pessoa significou e também o que nos deu. Com a morte de Zélia, pensei de imediato em JORGE AMADO, escritor da minha iniciação na leitura e de quem li alguns dos seus livros. Pretendo fundamentalmente fazer uma singela homenagem a ZÉLIA GATTAI e consequentemente a JORGE AMADO.

ZÉLIA GATAI (1916-2008), foi escritora e fotógrafa e dedicou quase toda a sua vida à militância política. Os seus pais pertenciam ao movimento político-operário anarquista e foi aí que conheceu Jorge Amado. Casaram em 1945 e viveram uma união de 56 anos.
Em 1946 Jorge Amado foi eleito para a Câmara Federal. Em 1948 o Partido Comunista foi considerado ilegal e o escritor e a família tiveram que se exilar.
Viveram em Paris, onde Zélia tirou os cursos de Civilização Francesa, Fonética e Língua Francesa, em Sorbonne. De Paris foram para a Checoslováquia, onde Zélia começou a fazer fotografia.
Aos 63 anos, dedicou-se à escrita e o seu primeiro livro de memórias foi um sucesso, ANARQUISTAS, GRAÇAS A DEUS. Escreveu depois outros livros de memórias, três livros infantis, uma fotobiografia e um romance.
Zélia foi muito premiada e homenageada, no nosso país recebeu a Ordem Infante D. Henrique e foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, ocupando o lugar do seu marido, entretanto falecido.
Isto obviamente é simplesmente uma síntese da sua vida.

JORGE AMADO (1912- 2001), escreveu cerca de 49 livros, foi o escritor brasileiro mais traduzido, além disso muitas das suas obras foram adaptadas para o cinema, teatro e televisão. Recebeu também vários prémios e homenagens, inclusive o Prémio Camões. É inquestionavelmente um grande escritor, com obras como: JUBIABÁ, MAR MORTO, CAPITÃES DA AREIA, TERRAS DO SEM-FIM, OS SUBTERRÂNEOS DA LIBERDADE, GABRIELA, CRAVO E CANELA, DONA FLOR E OS SEUS DOIS MARIDOS, TERESA BATISTA CANSADA DA GUERRA, TIETA DO AGRESTE.....

sábado, 17 de maio de 2008

FRANZ SCHUBERT - SERENADE

IMPRESSIONANTE!...

O SISMO OCORRIDO HÁ DIAS NA PROVÍNCIA DE SICHUAN (CHINA), TEM-ME MOSTRADO IMAGENS DE DOR E SOFRIMENTO IMPRESSIONANTES!....

OS NÚMEROS E AS PERCENTAGENS

Os especialistas na matéria bombardeiam todos os dias com números e percentagens sobre DESEMPREGO, INFLAÇÃO, RETOMA, DESENVOLVIMENTO, INVESTIMENTO... Números contraditórios! Eu não percebo nada disso, o que sei é que: O CUSTO DE VIDA AUMENTOU MUITO E OS ORDENADOS DESCERAM AINDA MAIS!....

quarta-feira, 14 de maio de 2008

RAY CHARLES e NORAH JONES - HERE WE GO AGAIN

NORAH JONES - COLD COLD HEART

NORAH JONES - COLD COLD HEART

MADAME DE POMPADOUR (1721-1764)

Madame Pompadour - pintura de François BOUCHER
Saíu recentemente o livro biográfico de CHRISTINE PEVITT ALGRANT, sobre a famosa amante do rei Luís XV.
Pompadour, além de amante, foi uma secretária confidencial do rei. Governava Versalhes, concedia audiências a embaixadores e tomava decisões sobre todas as questões ligadas à concessão de favores, de forma tão absoluta como o rei.

terça-feira, 13 de maio de 2008

SERGEI RACHMANINOV - VOCALISE (Para uma certa pessoa)

MORREU A ESCULTORA IRENE VILAR (1930-2008)
























BUSTO DE IRENE VILAR



















GUILHERMINA SUGGIA

A escultora nasceu em Matosinhos e em 1976 legou toda a sua vasta obra ao município. Irene Vilar, trabalhou em escultura, medalhística, numismática e ourivesaria.
Cursou o Curso das Belas-Artes e teve como mestres Barata Feyo e Dórdio Gomes, depois foi ampliar a sua formação para o estrangeiro.
Fez muitas exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro e está representada não só em Portugal, como na Alemanha, África do Sul, Brasil, Bélgica, Holanda e Macau.
Foi homenageada várias vezes, destacando-se a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.


AQUEDUTO DAS ÁGUAS-LIVRES

O Aqueduto faz este ano, 260 anos de existência. Começou a ser construído no reinado de D. João V, em 1732. O projecto foi custeado com uma taxa sobre a carne, o vinho, o azeite e outros produtos alimentares. Começou em funcionamento em 1748.
Foi uma obra onde participaram vários arquiteCtos: António Canevari, Manuel de Azevedo Fortes, Silva Pais, Manuel da Maia, Custódio Vieira (autor da arcaria) e Carlos Mardel.
O Aqueduto resistiu ao Terramoto de 1755.
O caminho público, por cima do aqueduto, teve que ser fechado por causa dos crimes de Diogo Alves (o Pancadas), que roubava as pessoas e as lançava lá de cima, simulando suicídios. Foi o último português a ser decapitado.
Em 1968 o aqueduto foi desactivado, mas é uma obra notável com 58 Km de extensão e tem o maior arco ogival do mundo (registado no Guiness).

segunda-feira, 12 de maio de 2008

EUNICE MUNOZ OBTEVE UM GLOBO DE OURO, COMO PERSONALIDADE DE GRANDE PRESTÍGIO.




EUNICE MUNOZ - Trabalhou no teatro, cinema e televisão. São inúmeros os seus trabalhos, sempre de grande qualidade. Não acompanhei todo o seu trabalho, mas destaco uma das peças que nunca esquecerei «MÃE CORAGEM E OS SEUS FILHOS» de BERTHOLD BRECHT.

UMA FLÔR PARA EUNICE

domingo, 11 de maio de 2008

UMA FLÔR PARA MARIA JOÃO PIRES!...[MOZART]

GAL COSTA - ÍNDIA - MAS QUE SAUDADE!....

O REINO DAS MULHERES (Livro escrito por RICARDO COLER)


O povo Mossua vive numa região remota da China, junto à fronteira com o Tibete. Esta é uma comunidade onde o poder está nas mãos das mulheres. Os homens vivem com as mães toda a vida e recebem uma mesada.
As casas são um reflexo do poder feminino, têm um grande pátio, uma grande cozinha, sala de estar e dormitórios para os homens. Há volta do pátio há pequenas divisões para as mulheres adultas e os seus convidados. Os Mossua não aceitam o casamento, mantém relações temporárias, chamadas axia, que duram enquanto há amor.
Os homens estão dependentes das mulheres. Elas comandam o trabalho, eles submissos, andam um passo atrás delas e se ela fala, eles baixam a cabeça. As mulheres dão-lhe ordens, levantam a voz, incham o peito e dizem aos homens o que têm que fazer.
O dinheiro e o controle das finanças familiares, pertence à mulher.
Quando nascem os filhos, não sabem quem são os pais, ficam ao cuidado da família da mãe e recebem o apelido da mesma. Não há a noção de paternidade
No amor, aparentemente as mulheres são submissas. Olham para o homem que lhes interesse de forma intencional, mas esperam que ele tome a iniciativa. Há liberdade sexual. O ciúme é vergonhoso, porque implica a noção de propriedade que mata o desejo. As relações ocasionais são as mais frequentes e uma mulher pode ter muitas, se for bonita pode até ter relações com todos os homens. Às 6 da manhã, na rua principal há sempre muito movimento. Os homens saem da cama das amantes e vão para a casa das mães.
Segundo o estudo de Coler, além desta sociedade matriarcal, sabe-se que o poder feminino é norma entre os Nagovisi, da Papua Nova Guiné, entre os Minangkabau, da Indonésia e o povo Khasi, no Norte da Índia, onde há mesmo um movimento de emancipação masculino, que luta contra a violência das mulheres sobre os maridos.

DO «THEATRON» GREGO AO TEATRO ACTUAL

sábado, 10 de maio de 2008

ISRAEL - 60 ANOS DE INDEPENDÊNCIA


EM 1948, EM TERRAS DA ANTIGA PALESTINA, DAVID BEN-GURION PROCLAMA A INDEPENDÊNCIA DE ISRAEL. OS PAÍSES ÁRABES NÃO ACEITARAM O PLANO DE PARTILHA DA PALESTINA ELABORADO PELAS NAÇÕES UNIDAS E OS CONFRONTOS DURAM ATÉ HOJE.

SR. DE MATOSINHOS E O TRADICIONAL PASSEIO PELA ROMARIA, DESDE QUE ME CONHEÇO

A IGREJA, DE VISITA FUNDAMENTAL, DEVIDO AO ARRANJO FLORAL SOFISTICADO, DOS ALTARES.
SEMPRE A RÚSTICA LOUÇA DE BARRO.
A BANDA A TOCAR NO CORETO, UMA TRADIÇÃO QUE SE MANTÉM E OS COMES E BEBES, OS DIVERTIMENTOS, OS ESPECTÁCULOS, O FOGO DE ARTIFÍCIO...

SOPHIA LOREN

Vi vários filmes desta artista, que fez cerca de 100. Grande parte dos mesmos, foram comédias tipicamente italianas, que exploraram os seus atributos físicos. Há dois filmes que nunca esquecerei
AS DUAS MULHERES, pelo qual ganhou um Óscar de interpretação, reaLizado por VITTORIO DE SICA


-UM DIA FELIZ de ETTORE SCOLA



SÃO FILMES EM QUE O TALENTO SE SOBREPÕE AOS ATRIBUTOS.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

GATO SAGRADO DA BIRMÂNIA

A MINHA SOLIDARIEDADE COM O SOFRIMENTO DOS BIRMANESES, QUE FORAM ATINGIDOS POR UM CICLONE, SEGUIDO DE UM TSUNAMI, QUE PROVOCOU MILHARES DE VÍTIMAS. POVO SOFREDOR, JÁ NÃO BASTAVA A JUNTA MILITAR QUE OS GOVERNA E QUE NÃO TEM QUALQUER RESPEITO PELOS DIREITOS HUMANOS!

GIANNA NANNINI - MERAVIGLIOSA CREATURA

quinta-feira, 8 de maio de 2008

CENA DE TEMPOS MODERNOS

CHARLES CHAPLIN (1977-1889) - UM HOMEM GENIAL!...

«TEMPOS MODERNOS» -filme realizado e interpretado por Charlot, o vagabundo refinado e cheio de sensibilidade, que retrata de forma muito inteligente a «GRANDE DEPRESSÃO», vivida em 1929 nos E.U. Charlot tem o génio de nos fazer rir das desgraças! Não sei quantas vezes já vi este filme, nem quantas vezes ainda o verei!..

quarta-feira, 7 de maio de 2008

GRANDE ANA MAGNANI (1908-1973)


Não foi a beleza, que lhe abriu as portas. O que a distinguiu foi a sua «garra» dramática, a sua personalidade, tornando-a única e a preferida dos grandes realizadores italianos.
Inesquecíveis são os seus filmes:
ROMA CIDADE ABERTA e a A TERRA TREME, de ROBERT ROSSELLINI; SELVAGEM É O VENTO, de GEORGE CUKOR, que obteve um prémio de interpretação no Festival de Berlim, BELISSIMA de LUCHINO VISCONTI, MAMMA ROMA de PIER PAOLO PASOLINI, A ROSA TATUADA, de DANIEL MANN, adaptado de um romance de TENNESSEE WILLIAMS, onde foi a primeira italiana a ganhar um Óscar...

terça-feira, 6 de maio de 2008

FRANÇOIS LA ROCHEFOUCAULD (1613-1680) - PENSAMENTOS

Escritor francês que ficou célebre pelas suas máximas.


«Raramente conhecemos alguma pessoa de bom senso além daquelas que concordam connosco.»

«Nos ciúmes há mais amor-próprio do que verdadeiro amor.»
«Não há disfarde que possa esconder o amor enquanto ele existir, nem simulá-lo quando desaparecer»
«Todos temos força suficiente para aguentar os infortúnios dos outros.»

domingo, 4 de maio de 2008

ALMADA NEGREIROS


...
Esperança
único que eu tenho
não me deixes sem nada
promete
engana
engano que seja
engana
não me deixes sozinho
esperança.

HERBERT VON KARAJAN


Passam 100 anos sobre o seu nascimento, que
ocorreu em Salzburgo em 1908.
Na vigência do III Reich e quando os grandes
maestros se exilavam, ele ficou. Com a derrota
da Alemanha na Segunda Guerra, ficou conotado
com o regime nazi e sem trabalho. Só em 1948
foi nomeado titular da Orquestra Filarmónica de Londres
e em 1954 atinge o seu objectivo, com a direcção da
Orquestra Filarmónica de Berlim.

CÃES E GATOS


Na Suiça é legal o comércio de pele de cães e gatos, para
confeccionar cobertores e roupas!
RESULTADO: Muitas pessoas queixam-se do desaparecimento
dos seus animais de estimação

UM ARTISTA DE CINEMA? UM SEDUTOR?


JOSEF FRITZL, o «monstro» austríaco que sequestrou uma filha durante 24 anos,
de quem teve sete filhos!
A MAIOR INCÓGNITA DA HUMANIDADE É A MENTE HUMANA!...

sábado, 3 de maio de 2008

HÁ 50 ANOS (1958) O CANDIDATO HUMBERTO DELGADO, DISSE «O MEU CORAÇÃO FICARÁ NO PORTO, PERANTE A RECEPÇÃO GLORIOSA QUE TEVE..


RELATIVAMENTE A SALAZAR: «OBVIAMENTE DEMITO-O»!
DEPOIS DE UMA MASSIVA FRAUDE ELEITORAL DELGADO
TEVE QUE SE EXILAR E EM 1965 FOI ASSASSINADO EM
BADAJOZ PELA PIDE.